Espetáculo Nós - Companhia Operakata de Teatro

segunda-feira, 13 de junho de 2011


No palco, uma mesa duas cadeiras, quatro atores. Eles estão no palco? Em suas casas? O que é real, afinal? Marcada por diálogos fluidos, que vão do humor sutil ao cáustico, a nova montagem da Companhia Operakata de Teatro, “NÓS”, é dividida em dois planos que se alternam, pois o exercício metalinguístico é permanente. Um poético confronto com a finitude da vida, do ofício e dos laços.
 Direção: Gilsergio Botelho.
QUEM SOMOS ?



 A companhia Operakata de Teatro, idealizada pelo diretor e escritor Gilsérgio Botelho (DRT 33070/RJ) surgiu no cenário Conquistense em 2002 no Projeto Assim sim Improvisa, na ocasião apresentou fragmentos do espetáculo “174” peça que aborda a banalização da violência e o efeito desta no homem contemporâneo. Em 2003, após um longo processo de pesquisa, estréia o espetáculo “Sonata dos Loucos no antigo Museu Padre Palmeira. Após a temporada, a cia. é convidada para participar do Projeto Janelas para Cultura, promovida pela TV Sudoeste com apresentações na cidade de Jequié. Em 2004 iniciou o processo de pesquisa do espetáculo Menino Glauber espetáculo que presta uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha, nascido em Vitória da Conquista e um dos grandes artistas do século XX”. Em 2007 a Cia. se aventura no universo infantil montando o espetáculo “www. A Incrível Estória do Menino que Ficou Preso no Computador.com.br”.  O espetáculo aborda com muito humor o uso abusivo do computador pela criança, suas conseqüências e a falta de informação dos pais diante dessa questão. Em março do mesmo ano apresenta “Estatura da Alma”, espetáculo que aborda o individualismo e a permanente solidão, o império da imagem e a falta de afetividade nas relações.  O Teatro Municipal Carlos Jehovah recebeu em 2008 o espetáculo “Bagunçu” que tinha como pano de fundo o fatídico episódio que ficou conhecido na região como a “Tragédia de Tamanduá”. Em 2009 o espetáculo “Sonata dos loucos” retorna aos palcos dessa vez com a participação de atores da Escola de Teatro Tânia de Moraes. A peça foi encenada no CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Em 2010 a Cia abordou a relação do homem e o cão com o espetáculo “Totó”, o espetáculo foi encenado no Espaço Operakata.
 Durante esses oito anos de atividade teatral a Cia também vem desenvolvendo trabalhos nos principais colégios da cidade (Sacramentinas; Juvêncio Terra; Educandário Padre Gilberto; Colégio Oficina) através de oficinas de iniciação teatral além de montagens de espetáculos em projetos interdisciplinares.
http://operakatateatro.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores